terça-feira, 21 de junho de 2016

CRONOLOGIA COMENTADA DE JUVENAL GALENO



Alguns anos atrás, a obra de escritor romântico cearense Juvenal Galeno foi publicada na íntegra, em vários volumes, pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, na Série Memória da Coleção Nossa Cultura, programa editorial que objetivava a publicação de obras fundamentais da literatura cearense ou da cultural local, em geral. Foi nesse âmbito que surgiu a Obra completa de Juvenal Galeno, atualizando a edição de seus livros, agora acompanhados por estudos escritos por especialistas. A essa Obra completa agrega-se a Cronologia comentada de Juvenal Galeno, escrita e organizada por Raymundo Netto, como um dos itens editoriais da obra do poeta cearense.

O livro é todo ilustrado com farta iconografia sobre o poeta cearense, que vai acompanhando a cronologia. Ali estão reproduções de desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, capas de primeiras edições, partituras, documentos etc.
A Cronologia vai da data de nascimento de Juvenal Galeno (1836, que também é o ano “oficial” associado à inauguração do Romantismo na literatura brasileira, com a publicação de Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães) até a restauração da Casa de Juvenal Galeno (2010 – aliás, casa milagrosamente mantida íntegra no Centro de Fortaleza, bem próxima de outro patrimônio histórico e arquitetônico local: o Teatro José de Alencar). Em linguagem objetiva, o organizador da Cronologia também reproduz documentos, poemas e outros textos interessantes para a compreensão da importância das datas no percurso da vida e do desenvolvimento da obra de Juvenal Galeno.
Para quem estuda literatura cearense, mais especificamente a obra de Galeno, a Cronologia é uma importante fonte de pesquisa., pois aponta para os muitos vínculos de Galeno com personalidades da cultura local e nacional, como é o caso de seu contato com o poeta Gonçalves Dias.

NETTO, Raymundo. Cronologia comentada de Juvenal Galeno. Fortaleza: Comercial, 2010.

Miguel Leocádio Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário