terça-feira, 25 de maio de 2010

O OLHAR OBLÍQUO DE CLARICE LISPECTOR - DEPOIS DE TUDO

Ministrei o curso. Terminou e foi bom, aquela sensação boa de ter feito e ter se satisfeito; e talvez ter satisfeito. Foram quatro dias de imagens de Clarice, leitura de seus textos (o que se chama verdadeiramente de Apreciação de Arte - proposta do Centro Cultural Banco do Nordeste), audição de seus contos e crônicas e do prólogo de A hora da estrela.

As perguntas foram muitas; as observações também. No centro, a escritura clariceana.

Fiquei feliz por ter falado da escritora brasileira que mais admiro. Parece bobo dizer isso. Que seja: o momento foi de leveza e isso basta.

4 comentários:

  1. Professor fiquei com um desejo imenso de ter participado, mas leciono no turno da tarde, e não posso me ausentar. Seus ensinamentos foram-me muito válidos na graduação. Sua imagem está sempre em minhas lembranças.Parabéns pela excelência dos seus ensinamentos!:)

    ResponderExcluir
  2. Professor pelo o que descreveu aqui e tudo que ouvi sobre Clarice durante a disciplina de especializando...imagino que tenha sido relamente muito bom esse curso!
    (Diana - Limoeiro do Norte)

    ResponderExcluir
  3. Para Carla Castro: Olá Carla, que pena que não deu desta vez, quem sabe em outra oportunidade. Fico feliz de ter sido relevante na sua formação: isso é o que fica verdadeiramente da atividade de ser professor.

    Para Diana Carla: realmente o curso foi fantástico, principalmente para mim, que tive uma interação excelente. Quero voltar para Limoeiro, gostei muito da faculdade e da cidde em si, bem como dos maravilhosos alunos que tive na especialização.

    ResponderExcluir
  4. Miguel, eu fiquei triste de não ter sabido do curso. Uma pena mesmo não ter conseguido participar. A leitura de Clarice me desperta emoções e sentimentos únicos e isso é que importa, porque amo as borboletas que me habitam o estômago...

    Tê-lo como professor tem sido uma experiência maravilhosa. Você é pessoa que conquista. E fica!

    ResponderExcluir